sábado, 15 de março de 2008

Luta Contra a Dengue


Recipiente que armazena água é um perigo Mas o cientista Maulori Cabral, professor de microbiologia da UFRJ, descobriu que uma garrafa pet pode virar uma arma para derrotar o mosquito da dengue. “A mosquitérica é uma armadilha letal para mosquito”, diz.

A invenção foi desenvolvida pelo professor Maulori Cabral junto com um grupo de pesquisadores das Universidades Federais do Rio e Fiocruz. Fazer é simples. Você vai precisar de uma garrafa pet, um pedaço de micro tule, lixa, fita isolante, alpiste, arroz ou ração para gato e uma tesoura.

Dona Elza, a vizinha, foi aprender. “Pegue a garrafa, dobra e corta”, explica o professor. O tule cobre a boca da garrafa. O grande segredo é lixar bem o interior do funil. O arroz triturado vai para dentro do copo Depois, água. Encaixe uma parte na outra e vede com fita isolante.

O mosquito vai colocar os ovos perto da água. “Desses ovos eclodem as larvas que passam pela tela e vão comer lá embaixo. À medida que comem e crescem elas adquirem tamanho e ficam impedidas de voltar pela tela, dai ficam presas dentro da garrafa”, diz o professor.

Para saber se o que você capturou é o mesmo o inimigo aedes egypt, o professor ensina, brincando. “Tem que perguntar, você é da espécie aedes egypt? Claro que ele não vai entender essa linguagem, mas se você souber o mosquitês use uma lanterna e se comunica com ela. Se você fugir é e eles fogem”, explica..
Mas antes de fabricar a sua própria mosquitérica, existe uma condição fundamental.
É preciso se livrar de todos os possíveis focos de mosquito em casa. Só assim a armadilha vai ser 100% eficiente para eliminar o aedes egypt e para fiscalizar se os vizinhos estão fazendo a parte deles.

Não confunda o micro tule com tule, aquele usado em véu de noiva. O tule é mais aberto e pode deixar o mosquito escapar. Também é importante trocar a água uma vez por mês e antes de jogar fora coloque detergente para matar as larvas do mosquito.
Agora faça a sua parte a contrução é facíl e barata...é claro nada de deixar água parada cuidado !!
Reportagem tirada: Jornal Hoje

1 comentários:

Salvador Lucas­ disse...

Mais uma arma contra a dengue, só não combatem a dengue no brasil porque não querem. Soluções tem de sobra!